Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2023

Penso, logo me comunico.

Imagem
Confesso que desde que descobri que umas das minhas missões de vida é colaborar com o desenvolvimento humano através da comunicação, (e para isso funcionar é necessário estudar diariamente) tem dias que tomo apunhaladas tão fortes que demoro para me levantar. Mas essa demora tem um sentido metafísico. Ela faz parte do processo de absorção daquilo que nem sempre está explícito na mensagem, mas pode ser sentido e escutado, passando por um processo de análise. Primeiro analiso as minhas reações e o porquê daqueles sentimentos enquanto receptor da mensagem. E depois, enquanto emissor da mensagem, tento traduzir em palavras, neste caso, escritas, todo este cenário de metamorfose na forma de nos comunicarmos uns com os outros em meio a revolução tecnológica. Assim que descobri o chat gpt , pensei: - Pronto, os dias dos redatores estão contados. Mas não é bem assim. Se tem algo que máquina não consegue expressar são os sentimentos. Pelo menos não genuinamente. Talvez um pouco por imitaç...

O dilúvio de 23 e as bundas de vocês.

Imagem
               Foto: Flávio Tavares De sábado para domingo um dilúvio de proporções recordes tomou conta de todo litoral paulista. Nunca se viu tanta chuva e ao mesmo tempo nunca se viu tanta bunda. Não estou falando das bundas moles que já na terça-feira de carnaval ensaiavam levar cadeiras e guarda-sóis nas praias próximas a São Sebastião para curar a ressaca, como foi reportado na internet, mas das bundas multicoloridas e purpurinadas que invadiram minhas redes sociais neste carnaval, em meio a tragédia anunciada. Desta vez eu não mostrei a minha. Antes da tragédia, memes anunciavam: “Guerra na Ucrânia e o brasileiro pronto para pular carnaval.” Neste caso, a distância do fato não é capaz de nos sensibilizar a ponto de não extravasarmos nossos desejos carnavalescos. Compreensível, não é com a gente e está longe pra caramba. Será? Mas o que seria capaz de frear nossos impulsos de festejos carnais? A tragédia no litoral norte, dest...