Parabéns, minhas cidades queridas!
Foto: Divulgação/Ecovias
Parabéns, minhas cidades queridas!
Ontem 25/01, foi aniversário de São Paulo, minha cidade natal.
Hoje 26/01, é aniversário de Santos, minha cidade escolhida faz 7 anos.
Na verdade, escolhi mesmo quando eu era criança, mas só depois dos trinta anos
resolvi colocar esta mudança em prática. Esse ano completo quarenta anos e o
amadurecimento que aparece nos meus cabelos brancos, reforça a certeza do amor
as minhas duas cidades.
Só quem já mudou de cidade sabe o quanto as diferenças
culturais são impactantes no começo. Bom, sei disso pois passei por cidades do
exterior e do Sul do país por menores períodos antes de chegar até aqui.
Confesso que saí de São Paulo com raiva da cidade. Quem aguenta
essa selva de pedra? Eu dizia. Enfim, eu poderia enumerar uma série de
problemas que eu não aguentava mais em São Paulo. Mas hoje, depois de quase uma
década, consigo perceber muito mais os atrativos de Sampa do que os problemas e
adoro retornar a minha cidade natal, seja para estudar, trabalhar ou visitar a
família e sair com os amigos. Não depender de São Paulo não é para todos os
Santistas, pelo menos em algum momento da vida. Assim como muitos paulistanos dependem
da praia para suas férias e do porto, que não para de subir mercadorias pela
serra diariamente. As duas cidades sempre foram muito conectadas, desde o ciclo do ouro verde - café. Outra paixão da minha vida.
Quando me mudei, cheguei achando que Santos era a solução de
todos os meus problemas. E foi! Mas eu não sabia que alguns probleminhas que eu
não tinha em São Paulo eu iria encontrar por aqui. Nem tudo são flores, mas aos
poucos as coisas foram se encaixando e fui aprendendo a superar os percalços e
aproveitar cada vez mais aquilo que sempre saltou os meus olhos. A vida praiana.
Misturada com a vida urbana de uma região metropolitana.
Em Santos ando de bicicleta.
Em Sampa, de metrô.
Nas duas ando a pé.
Santos me ensinou a mandar o carro embora da minha vida e quando descobri São
Paulo a pé, gostei mais dela.
Em São Paulo, peço uma média, recebo um café com leite.
Em Santos, peço uma média, recebo um pãozinho francês.
Em São Paulo tive um filho, Miguel, que torce para o Santos.
Em Santos, tive outro filho, João, que torce para o Corinthians.
Se eu pudesse homenagear todos os pontos turísticos das duas
cidades, ficaria horas por aqui escrevendo, tamanha são suas qualidades e
minhas relações com estes lugares. Sem falar nas pessoas amáveis que cruzaram comigo
nestas duas cidades. Ultimamente tenho preferido somente os rolês locais. De
bairro em bairro, vou caminhando, de lá pra cá, daqui pra lá. Pode ser na
Pompéia de lá, ou na Pompéia de cá, tanto faz. É sempre muito bom pensar, seja
na baixada ou no planalto, que o melhor caminho que existe na vida, é o da
Serra do Mar.
Parabéns São Paulo - Parabéns Santos!
Fabião
Fábio Zulli Sesiki

Comentários
Postar um comentário